Multimédia é um termo que provém da língua inglesa e que se refere àquilo que utiliza vários meios em simultâneo na transmissão de uma informação. Uma apresentação multimédia, por conseguinte, pode incluir fotografias, vídeos, sons e texto.
Quanto à natureza espácio-temporal podem ser estáticos ou dinâmicos.
Os tipos de media estáticos são constituídos por elementos de informação independentes do tempo, que apenas variam na sua dimensão espacial, tais como parágrafos de texto ou modelos gráficos. Estes elementos podem ser apresentados em qualquer sequência ou em instantes de tempo arbitrários sem perderem o seu significado.
- Texto – livros, jornais, revistas, mensagens SMS e o correio electrónico (email);
- Imagens – capturadas por câmaras fotográficas digitais, podem também resultar de fotografias convencionais passadas para o computador através da utilização de scanner;
Os tipos de media dinâmicos incluem os tipos de informação multimédia cuja apresentação exige uma representação contínua ao longo do tempo, ou seja, o tempo faz parte do próprio conteúdo. Se a informação temporal se alterar, isto é, se a sequência dos elementos que constituem o conteúdo for modificada, o significado do conteúdo também se altera.
- Áudio: - CD’s de música, jogos electrónicos, páginas Web;
- Vídeo: - Dois tipos de Vídeo: Digital (DVD) e Analógico (VHS);
- Animação: – É o movimento sequencial de um conjunto de gráficos, no formato digital, que vão sofrendo alterações ao longo do tempo. Desenhos animados, por exemplo, Finding Nemo, Shrek, Monstros e Companhia, Ratatoui;
Os media também podem ser classificados quanto à origem, dividindo-se em media sintetizados e capturados.
Os media sintetizados são produzidos pelo computador como é o caso das animações.
Os media capturados são aqueles que são obtidos através da realidade existente, por exemplo, áudio, vídeo (capturado por câmaras).
As imagens podem ser sintetizadas ou capturadas dependendo se se trata de uma fotografia (capturada) ou de um desenho no paint (sintetizada).
Os modos de divulgação dos conteúdos multimédia podem ser dividido em duas partes: a divulgação online e a divulgação offline.
Sem comentários:
Enviar um comentário