Existem dois tipos de técnicas de compressão de imagens, com perdas e sem perdas.
- Sem perdas - quando a compressão seguida pela descompressão, mantém os dados da imagem na totalidade.
- Com perdas - quando a compressão seguida pela descompressão leva à perda de alguma informação da imagem. Esta imagem tem uma qualidade inferior à imagem original.
Quanto aos formatos, podem ser imagem bitmap ou imagem vetorial.
Imagem Bitmap:
BMP: Device Independent Bitmap ou Windows Bitmap (BMP) é um formato de gráficos por mapa de bits (composto por pixels). É um formato muito popular devido ao programa desenvolvido pelo windows, Paint. É o formado mais comum e não inclui nenhuns algoritmos de compressão.
GIF: Graphics Interchange Format, que se pode traduzir como "formato para intercâmbio de gráficos", é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na world wide web, quer para imagens fixas quer para animações. Formato de compressão sem perdas fazendo com que não perca qualidade quando é alterado o tamanho original.
- PDF: Portable Document Format é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Sytems em 1993, para representar documentos de texto e imagens quando existe a necessidade de enviar ou ate de leitura.
- PNG: Portable Network Graphics é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este incluir algoritmos patenteados. Além disso, o formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade mas não suporta a animação.
- TIFF: Tagged Image File Format é um formato de arquivo para imagens digitais. Foi criado pela Adobe Sytems. É muito utilizado para edição de imagens e pintura. É o maior em tamanho e também em qualidade. É o ideal para o tratamento de imagens antes de serem convertidas para outro formato.
- CDR: Corel Draw Document suporta vetor, texto e imagens; tanto vinculadas (link), quanto incorporadas. Dependendo da versão do CDR, este pode ser aberto diretamente pelo ilustrador.
Sem comentários:
Enviar um comentário